terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Dia em que o espelho me viu (crônica)

Não me lembro da primeira vez em que me vi num espelho. Não posso portanto afirmar que foi a tanto tempo assim, nem quero fazê-lo. O que posso dizer é que me olhar no espelho, com o tempo, passou de um simples ato corriqueiro a uma necessidade de afirmação.
No princípio era a vontade. Eu sentia uma vontade incontrolável de me ver refletido ali, de estar ali. Era algo confortante e estranho ao mesmo tempo. Estranho porque, por mais que eu me esforçasse, meu reflexo não parecia me refletir totalmente.
Minha imagem, na verdade, era apática, distante, fria. Parecia não estar na mesma sintonia que eu. Mas esse aí não sou eu? Enquanto eu era como uma bomba de idéias, sentimentos, curiosidades e sensações, ele permanecia quieto, como uma cópia minha que não era eu.
E então eu vi. Nem sei quanto tempo depois compreendi que o espelho refletia na verdade meu espírito, meu estado de espírito. Aquela expressão triste vinha do que meu mundo era na realidade. Afinal, eu sempre estive acorrentado ao que me é imposto. Tudo o que eu penso ou desejo é sufocado por imposições que vêm de todos os lados. O espelho apenas refletia toda a amargura que, por dentro me consumia, mas que por fora se escondia. Essa foi a primeira revelação
Resolvi mudar, tomar uma atitude, passar à viver a minha própria maneira, rezando para que não fosse tarde demais. O simples ato de me decidir mudou minha imagem em frente ao espelho. Esse objeto mágico se mostrou ainda mais fantástico ao me deixar vislumbrar o futuro. Vi ali um eu que tinha menos do que esperava, com dedos apontados para ele e rostos de desaprovação. Mas o que mais chamou a atenção foi minha própria imagem. Aquele sorriso em meu rosto mostrou que aquele era o caminho certo. A felicidade que saia de mim era linda. Eu refletia felicidade, era o que eu queria refletir, era só o que eu podia, refletir. Então tive a segunda revelação... O Reflexo era eu...


By Carlos

Um comentário:

  1. Adorei a crônica e o blog, sempre que puder passo aqui pra ver as novidades e comentar! :)

    ResponderExcluir