sexta-feira, 20 de julho de 2012

Monster: Horror em escala humana


   Chegou!!Finalmente começou a ser republicado no Brasil a série em mangá Monster, de Naoki Urasawa. 10 volumes da série já haviam sido publicados anteriormente pela editora Conrad, e agora é a panini que está a frente da (re)edição. No Japão, foi publicada pela revista japonesa Big Comic Original, entre 1994 e 2001. Existe ainda uma versão em anime completamente fiel ao mangá, produzida pela Madhouse, totalizando 74 episódios.

  Com um enredo surpreendente, personagens profundos, trilha sonora impecável e sequências de suspense de grudar na cadeira, Monster é destaque entre os mangás seinen (próprios para adultos), e costuma aderir fans por onde é publicado. Mais do que contar uma história, porém, Monster traz uma espécie de mensagem subliminar em seus capítulos, uma mensagem que nos faz perceber o quão moldável um ser humano pode ser e o quão terríveis são as consequências quando ele é forçado a seguir um caminho pré determinado.

   A história começa na Alemanha, em 1986. Dividida pelo muro de Berlim, o país ainda passa por uma reconstrução social após a segunda guerra, vivendo em plena guerra fria. Num hospital alemão, trabalha o neurocirurgião japonês Kenzo Tenma, ou apenas Dr Tenma. Talentoso e bondoso com seus pacientes, Tenma é querido por todos no hospital. Noivo da filha do diretor, Eva Heinnemen, suas teses e pesquisas são usadas pelo diretor do hospital para aumentar a boa reputação da instituição. Os créditos, porém, não são dados a Tenma por seu trabalho, o que não o incomoda, a princípio.
                                           o bondoso e talentoso Dr Tenma

   É um hospital de políticas. Cheio de médicos cujos egos se sobrepõem ao bem estar dos doentes. Sobressair-se em uma área é um adendo e uma passagem para o status que tanto se almeja. E Tenma é o especialista, o talentoso, o fenômeno da neurocirurgia. Um certo dia, quando estava se preparando para operar um caminhoneiro ferido em um acidente,Tenma recebe um chamado urgente para operar um famoso cantor de ópera. Por ordens do diretor (e sogro),Tenma não respeita a ordem de chegada dos pacientes e troca de sala de operação. O cantor sobrevive sem sequelas, enquanto o turco morre.

     A consciência do doutor só pesa após um desesperado desabafo da viúva do pobre operário, que afirma que seu marido havia chegado antes ao hospital e ,que, portanto deveria ser operado primeiro. Porém, ao tentarem consolá-lo, sua noiva, seus colegas de trabalho e seus superiores afirmam que há diferenças entre seres humanos, que as vidas têm valores diferentes e que a principal motivação da medicina é contribuir para o futuro da ciência. Passivo, submisso e permissivo, Tenma concorda calado com tais afirmações.

     Mas a vida do médico muda totalmente quando ele resolve ouvir sua própria opinião. Numa noite, Tenma é chamado para operar um garoto que é levado ao hospital após levar um tiro na cabeça em um assalto onde seus pais foram mortos e sua irmã gêmea ficou em pleno estado de choque. Quando estava prestes a começar a cirurgia no garoto, o diretor do hospital ordena que Tenma opere o prefeito da cidade, que acabara de sofrer um derrame. 

      Com o peso e a lembrança do desespero da esposa do operário, Tenma desobedece as ordens do diretor e opera o garoto que é salvo, enquanto o prefeito morre. A consequência de tal atitude é desastrosa para o correto médico. Tenma perde seu posto, sua noiva, sua reputação é reduzida e ele passa a trabalhar no hospital como um mero residente. Até o direito de cuidar da recuperação dos gêmeos Johann e Anna Liebert, que foram salvos por ele, é tirado do médico. Em frente ao garoto inconsciente, Tenma faz um desabafo, discordando de tudo o que lhe foi falado por seus superiores. Sua revolta é tanta que ele chega a desejar a morte dos diretores e médicos que o humilharam.

       Após uma noite de bebedeira, revoltado por sua situação, Tenma é acordado pela polícia. O diretor geral do hospital, além do diretor de neurocirurgias e dos dois médicos que tomaram seu lugar estão mortos. Além disso, os gêmeos desapareceram de forma misteriosa. Tal fato dá uma nova guinada na história, e o pobre Dr Tenma, que perdeu tudo por agir conforme considerava ser a atitude certa, se torna diretor geral do hospital, uma grande ironia do "destino".

       Nove anos se passam e o diretor Tenma agora é chamado para atender um paciente em um hospital da periferia. O tal homem está sendo investigado pela BKA pois pode ser a chave para solucionar uma série de assassinatos em série de casais de meia idade. À frente da investigação está o inspetor Lunge, que também foi o responsável por investigar a morte dos médicos e o sumiço dos garotos. É Lunge que percebe que as mortes daqueles médicos, de qualquer ângulo que se olhe, só beneficiaram uma pessoa: Dr Tenma.

     A grande surpresa vêm quando Tenma decide visitar seu paciente em uma noite. Ele descobre que o guarda que o vigiava foi morto e vê seu paciente fugindo. Ao segui-lo até uma construção, ele se depara com um homem portando um revólver. Esse homem é ninguém menos que Johann, o garoto de nove anos antes, que mata o paciente de Tenma e ainda afirma ser o responsável pela morte dos diretores. Afirma também que fez tudo aquilo como forma de agradecimento pelo médico ter salvo sua vida. E então ele vai embora, deixando um Tenma paralizado, estático, mergulhado num medo que nunca antes havia sentido.
  
    Parece que contei a história toda, mas acredite, esse á apenas o primeiro volume do mangá e corresponde aos quatro primeiros episódios do anime. Partindo desse ponto, Tenma se vê obrigado a abandonar sua vida como médico e seguir o rastro de Johann, o monstro que ele ajudou a salvar, colocando seu futuro na Alemanha em xeque. Em seu encalço, porém, Tenma terá o inspetor Lunge, que acredita que o médico é culpado pelas mortes.

    Com o tempo, Tenma verá que mais importante do que descobrir qual o próximo passo de Johann, é saber de onde ele veio e o que o tornou um ser tão frio. Dupla personalidade, Disturbios mentais, ou Johann é a encarnação do mal?? O que o objetiva?? Por que um jovem garoto tão inteligente, tão belo e tão educado mata friamente e sem pensar duas vezes?? A resposta a esse enigma é aterradora. Johann tem um perfil enigmático, e saber de seu passado se torna a única maneira de pará-lo.
                                   
                                       
                                            A face cruel de um monstro.  
     
   Não bastasse isso, Tenma se vê as voltas com o ódio de sua ex noiva, Eva Heinnemen. Ele passa a ser perseguido pela polícia e, no encalço de Johann, vai se deparar com neo-nazistas, assassinos em série, psiquiatras, e todo o tipo de gente. E por onde andará a irmã gêmea, Anna Liebert?? Tudo isso se desenrola ao longo da história, que tem viradas espetaculares e envolve lavagem cerebral, disturbios da mente e o mais puro e simples suspense.

    Um dos pontos mais interessantes de Monster é o fato de pessoas sem poderes mágicos serem os protagonistas. Isso não é tão comum assim em animes, e o fato de tanto terror e tantos acontecimentos serem obra de seres humanos parece aumentar ainda mais o horror desta história. Os mangás de Naoki Urasawa tem essa característica como premissa, o que destaca o autor dos demais.

     Por trás da mente doentia de um psicopata como nenhum outro, existe um garoto com um objetivo que vale mais que sua própria vida. Por trás da doçura e dedicação de um médico que ama sua profissão, existe um homem rancoroso, triste e arrependido de fazer o bem.
                                         
                           Veja a abertura do anime de Monster 

      Monster é daquelas séries que não se larga fácil. Em alguns pontos é difícil de entender o que se passa. Mas o principal é que Monster é uma história que fala de seres humanos, do quanto são fracos e passíveis de serem influenciados, direta ou indiretamente. Do quanto podemos nos adaptar as novas situações e ambientes a que somos apresentados, e do quão sombrio podemos ser quando conduzidos ao mau. Isso independe de nossa natureza e de nossos instintos, é o que somos por dentro, monstros sem limites.
                                           
                                             O retrato de uma vítima do mal.
    

















Nenhum comentário:

Postar um comentário