quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Whoa, Nelly: Clássico Subestimado


  Folk, Hip Hop, Ska, uma certa dose de Reggae e, quem diria, MPB. Fazer um álbum misturando tantos estilos distintos e produzir algo diferenciado era a intenção da canadense Nelly Furtado em 2000, época do lançamento de seu primeiro álbum, intitulado "Whoa, Nelly". O álbum foi lançado numa época em que boybands e cantoras pop dominavam as paradas musicais ao redor do mundo, e surpreendeu pela originalidade e mistura de ritmos, sendo sucesso de crítica e público. Seu maior sucesso foi a canção I`m like a bird, mas houve outros singles lançados, como "Turn off the litghs" e "Shit on the Radio".
                                                          
                                            

   Chama a atenção o fato de, hoje em dia, esse disco não ser mais tão citado quando se fala de bons álbuns de música pop. Seja porque atualmente a imagem vale mais do que a música em si, seja porque a própria Nelly Furtado não tem mais tanta expressão na mídia, o que, infelizmente, é necessário quando se faz música pop. O fato é que a própria Nelly conseguiu fazer um álbum que chamasse mais a atenção do que seu excelente álbum de estréia.

   Trabalhando com o hitmaker Timbaland, em 2006 Nelly lançou Loose, o terceiro álbum de sua carreira, que, através das músicas "Promiscuous" e "Say it Right", tornou-se um dos grandes discos daquele ano e    colocou-a pra sempre nas pistas de dança. Focado no pop, o disco não é ruim, mas acabou, de certa forma, delimitando a variedade musical sempre abordada pela cantora. 

                                                                 Capa do álbum Loose    

   Tal delimitação pode ser vista nas recentes investidas de Nelly Furtado. Seus recentes singles "Big Hoops (Bigger the better) e "Spirit Indestructable", são excelentes faixas bem ao estilo Nelly de antigamente, mas não alcançaram o sucesso de suas músicas "pop" do álbum Loose, e acabaram por também passar longe das músicas como I`m like a bird.

    Isso faz de "Whoa, Nelly", portanto, uma espécie de álbum subestimado. O disco foi ofuscado pelo hip hop eletrônico de Loose, pela postura sexy que a cantora assumiu em sua época "promiscua". Entretanto, o brilho da bela e interessante mistura de estilos do álbum permaneceu com o passar do tempo. Doze anos depois, é uma pérola da música pop.

                                                                     
  
   O álbum começa com a semi acústica "Hey, man" já mostrando que aquele não era um álbum pop comum. Refrão forte, letra inspirada, surpreendentemente bom. É sucedida pela leve batida de "Shit on the radio", cujo refrão é acústico, evidenciando a mistura de estilos. "Baby Girl" e "Legend" fecham o começo do álbum. A última tem um surpreendente ritmo de samba.

  O hip hop começa a dominar o álbum a partir da quinta faixa, a já citada "I`m like a bird". Após ela "Turn off the lights" e "Trynna finda way" mantém o clima festeiro, que só dimiui em "Well, Well", depois da única baixa do disco, a chatíssima "Party".
   
  O belo clima intimista do final do álbum começa com "My Love grows deeper everyday", que traz um belo instrumental voltado para o reggae, mesmo clima de "I will make you cry", décima primeira faixa. Como nunca pode faltar uma grandiosa balada, "Scared of you", penúltima música, têm essa função. Metade da música é em português, e apesar do chatíssimo sotaque de Portugal, é interessante como a melodia de nosso idioma faz diferença na música. O álbum se encerra com "Onde Estás", nova faixa em português, voz e violão, clima intimista e chave de ouro.

   Versatilidade e uma incrível mistura de culturas, referências e estilos. É o que Nelly Furtado têm de melhor e que faz de seu primeiro álbum um clássico do pop. Um clássico ofuscado pela própria indústria da música e por suas exigências de imagem e postura condizentes com o mercado radiofônico. É torcer para que ainda haja espaço para álbuns tão completos e criativos e para artistas com origens e referências tão plurais quanto a canadense que fala português.
                                                                
                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário