domingo, 4 de outubro de 2015

Story Time: Uma Tragédia Grega

              Há um ditado que diz que “apenas um homem que não tem nada a perder pode fazer qualquer coisa” e é exatamente sobre isso que se trata a franquia God of War. Com seu começo no Playstation 2 e se estendendo ao Playstation 3 e Playstation Portable, esse jogo se tornou a definição do gênero Smash Button.


                Lançado em 2005 pela Santa Monica Studio, God of War traz a história de Kratos, um grande guerreiro espartano que é enganado pelo deus da guerra Ares, que o manipula a matar sua própria família. Após muito tempo procurando um novo caminho, Kratos é encontrado por Athena que quer o ajudar a derrotar Ares, pois ele está influenciando demais a vida dos mortais. É revelado ao espartano que existe a caixa de Pandora, uma arma poderosa o suficiente pra que ele consiga matar o deus, completando sua vingança e resolvendo o problema dos deuses do Olimpo.






                O que nem Kratos nem Athena contavam era que a abertura da caixa de Pandora iria gerar consequências maiores para o mundo. Com os males que antes estavam selados, agora libertos, o mundo começa a se corromper, e os deuses começam a temer o único mortal que pode mata-los. O Olimpo que após a morte de Ares recompensou Kratos com o posto de deus da guerra, agora o teme mais do que tudo, pois ele não tem nada a perder, e talvez até seja mais poderoso do que um deus comum. Zeus, ouvindo o apelo de seus súditos, a arma mais poderosa do Olimpo pelo peito de Kratos, assim o matando.


                A única coisa que os deuses não esperavam era que antigos inimigos voltassem. Apesar de o espartano ter sido mortalmente ferido, uma antiga entidade o dá uma nova oportunidade. Gaia, a titã, ela entrega uma nova oportunidade ao Kratos, de ir atrás das tecelãs e mudar o seu destino, e se ele o fizer, ele poderá se juntar aos titãs num poderoso ataque contra o Olimpo. Assim dito, foi feito, o guerreiro acha as três irmãs, as mata, e usa seus poderes para voltar no fatídico momento em que Zeus o abateu. Após uma grande batalha, quando Kratos ia desferir o golpe final contra seu algoz, Athena se sacrifica para proteger Zeus para que ele volte para o Olimpo.







                 Mas ainda não acabou, agora com o poder das tecelãs, Kratos salva os titãs antes de eles perderem a antiga guerra contra os deuses. Assim, nas costas de Gaia e munido de poderosos aliados, o espartano começa a subir o Olimpo. A subida é sangrenta, e Kratos matará qualquer um que se encontrar entre ele e Zeus, mas a cada deus que ele mata, o mundo vai sendo destruído aos poucos. É descoberto que para matar o rei do Olimpo, será necessário abrir novamente a caixa de Pandora, que agora está segura dentro de uma chama mortal, que só pode ser aberta com o sacrifício da própria Pandora.


                Apesar de tudo isso acontecer, Kratos encontra a caixa vazia, o que não fazia sentido. Quando ele abriu a caixa da primeira vez, ele usou dos males da Terra para derrotar Ares, o que significava pelo que Athena havia lhe dito que agora deveria ter a arma mais poderosa sobrando, a esperança. Mas ela estava errada, Kratos há tanto tempo atrás, havia usado dessa mesma arma para derrotar Ares, o que significava que os deuses foram infectados pelos males da caixa. Mas nada mais importava sua família, seus compatriotas, até mesmo Pandora, todos que Kratos se importou estavam mortos, e ele só conseguia ver o que ele veio destruir. Um último embate contra Zeus, o espartano se desfaz de todas suas armas e o derrota com as próprias mãos.




"Hope is what makes us strong. It is why we are here.
Is what we fight with when all else is lost."



                Mas agora com o reino do Olimpo destruído e o mundo em ruínas só tinha mais uma coisa a se fazer. Apesar de que com esse poder, ele poderia governar o mundo, Kratos decide que o esse seria o fim de sua vingança, e ela só poderia acabar de uma forma. Ele decide se suicidar, assim espalhando o poder da esperança por toda a humanidade, dando a população tudo que eles precisavam para reconstruir o mundo por eles mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário