domingo, 21 de dezembro de 2014

Meus Filmes de 2014

    Nunca fiz listas nesse blog porque eu nunca concordo com as listas que faço. Mas num ano em que os acontecimentos mais pareciam escritos por uma improvável parceria entre George R.R Martin e João Emanuel Carneiro, decidi fazer algumas listas de coisas que me chamaram a atenção, positiva e negativamente. Não há aqui intenção de eleger melhores ou piores do ano, quero apenas listar o que mais gostei de ver e ouvir num ano tão insano. Resolvi começar pelos filmes que mais gostei de ver no cinema esse ano. Alguns até ganharam posts por aqui, e é impressionante a variedade de temas que o cinema trouxe em 2014. Foi um ano cheio e bom para o cinema, e aqui estão alguns que aos meus olhos se destacaram.

1) NINFOMANÍACA

   
  Tema do primeiro post deste ano, a obra em dois volumes de Lars Von Trier gerou tanto assunto que ficou em cartaz (ao menos a primeira parte) em cinemas comerciais tanto quanto em cinemas que exibem filmes considerados "alternativos". Com um enredo instigante e cenas de sexo explícito, o filme chamou muita atenção pelo que aparentemente mostraria, sexo sexo e mais sexo. Porém, acabou surpreendendo ao tratar da vida da protagonista Joe como uma viciada. A depravação que o filme prometia era seguida pelo drama da dependência que Joe tem do sexo, o que faz do filme uma obra  surpreendente. Jason Slater e Uma Thurman tem atuações de arrepiar.

2) GRANDE HOTEL BUDAPESTE


   Wes Anderson construiu um fime divertido e empolgante, com doses de humor, ação e drama, numa mistura colorida, animada, viva. Grande Hotel Budapeste tem um ar lúdico estilo musical muito bem preenchido com uma trilha sonora excelente e fotografia impecável. A história de como Gustave H. herdou o grande hotel e as aventuras com seu escudeiro e mensageiro do hotel Zero Mustafa foram uma das melhores coisas que vi em 2014.

3) GUARDIÕES DA GALÁXIA


   A saga cinematográfica da Marvel se preparava, na cabeça de um quase leigo em quadrinhos como eu, para a chegada de Vingadores 2 e, por isso, Guardiões da Galáxia não tinha à princípio despertado uma grande expectativa em mim. O resultado disso foi eu sair do cinema tendo o visto o melhor filme da Marvel junto com Os Vingadores. O humor e as cenas de ação do filme são incríveis, como já de costume na saga Marvel, mas a trilha sonora de Guardiões, que também faz parte do enredo do filme, é um atrativo a parte, sensacional. "I am Groot!!"

4) VERSOS DE UM CRIME


Também tema de um post anterior deste blog, "Kill Your Darlings" ficou em cartaz em alguns poucos cinemas durante cerca de duas semanas e impressionou ao trazer um Daniel Radcliffe cada vez mais distante do Harry Potter que o imortalizou na memória da minha geração. Um filme sobre um jovem estudante de poesia que se recusa a aceitar os métodos tradicionais da universidade que frequenta e se junta a um grupo de revoltados afim de quebrar o que consideram caretice. Em meio a tudo isso, uma platônica paixão nasce entre os protagonistas, o que torna o destino de sua parceria incerto. Um filme impressionante e chocante ( até porque não é todo dia que o Harry Potter se apaixona pelo Harry Osbourne, que já teve um caso com o Dexter), com atuações excelentes e um enredo incrível. Dirigido por John Krokidas.

5) GAROTA EXEMPLAR


Ninguém espera que David Fincher vá fazer um filme ruim. Ele porém ainda consegue superar as expectativas que quem conhece seu trabalho deposita nele. Estrelado por Ben Afleck e Rosamund Pike (em atuação incrível) a história nebulosa do marido que procura sua esposa desaparecida é constituído de quase três horas de reviravoltas incríveis, cenas sensacionais e um dos melhores roteiros do ano. O filme é incrível, é até difícil elogiar, em todos os aspectos ele tem destaques .Fincher brilhou mais uma vez, veremos o que Globo de Ouro e Oscar reservam pra Garota Exemplar, esse merece.

6) INTERSTELLAR


  Num planeta Terra destruído e dando seus últimos suspiros, um pai de família embarca numa missão espacial para encontrar um lugar onde a humanidade possa recomeçar. Entre o suspense, a ação e o drama, o filme de Christopher Nolan dividiu opiniões. Pessoalmente, gosto de Nolan e achei um grande filme. Ainda assim, é possível entender algumas críticas. Fica a cargo do gosto de cada um. Matthew McConaughey é um monstro, ator excelente.

7) JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - PARTE 01


  Na primeira parte de um final que promete ser épico, vemos uma franquia adolescente de sucesso abordar questões políticas de seu mundo de uma forma nova e revigorante. Depois de dois anos na arena dos jogos que satisfaziam o público da chamada capital, a protagonista Katniss se tornou o símbolo de uma revolução e agora tem que lidar com sua nova posição enquanto os distritos se encaminham para uma guerra. A mudança de foco do terceiro filme o deixou mais lento em relação aos anteriores, porém conseguiu preparar um cenário instigante para o quarto e último filme da saga. Foi uma mudança surpreendente e que trouxe um novo parâmetro para a saga, além de "preparar o terreno" para um desfecho emocionante.

MENÇÃO HONROSA: Embora eu não tenha visto no cinema e não seja um filme de 2014, mas de 2013 (pelo menos em sua chegada ao Brasil), quero deixar registrada à excelência do filme Nebraska, dirigido por Alexander Payne. Um drama sobre um idoso que acha que recebeu um prêmio de loteria e tenta a todo custo ir receber seu dinheiro, mesmo com todas as ressalvas de sua família, que afirma que se trata de um golpe. O filme é de uma beleza incrível, é emocionante e divertido e tem alguns toques de direção que o tornam ainda mais verossímil, como a ausência de cores. Filme incrível e que merece o destaque.

 Aí estão os filmes que mais gostei em 2014. Sintam-se á vontade para discordar de análises e indicar mais títulos,visto que o critério que utilizei foi o meu gosto, que não é dos mais refinados, e a intenção da postagem que é a de mostrar e trocar opiniões. Bom filme a todos, e um cinema em 2015 que traga também muita coisa boa.