quinta-feira, 17 de abril de 2014

#SixSeasonsAndaMovie

    Apesar de gostar muito de acompanhar séries, as de comédia não costumavam ser opção. Eu achava que séries de comédia poderiam muito bem serem vistas de maneira aleatória e não sequencial na tv mesmo, que gastar tempo baixando ou acompanhando esse gênero não era necessário, pois eu nunca iria gostar de uma série de humor tanto quanto eu gostava dos meus dramas e sci-fis. Isso tudo foi antes de eu começar, ainda que desconfiado, a assistir uma série de comédia chamada Community. O que ocorreu depois dese fato é que essa série se tornou um dos meus assuntos preferidos e a minha principal recomendação no quesito séries.


    A história de uma faculdade comunitária, feita para perdedores, onde um advogado bonitão resolve formar um grupo de estudos de espanhol para tentar ficar com uma garota de quem está afim. Ele acaba porém reunindo um grupo improvável de estudantes, completamente diferentes entre si, que passam a conviver e enfrentar as loucuras dessa faculdade. A sinopse pobre e sem atrativos é, na verdade, o principal trunfo de Community. A série, à partir desse enredo, se tornou uma junção de referências e piadas sensacionais, que envolvem desde o mundo da própria televisão até assuntos considerados delicados como o preconceito racial e de gênero.

    Community é uma série despretensiosa, que ri de si mesma e do meio no qual está inserida. Dan Harmon, criador da série, soube fazer um show nerd sobre pessoas não nerds,  brinca com estereótipos e características que são completamente diferentes em cada personagem, proporcionando cenas e diálogos hilários. Como recompensa, quem assiste Community acaba se deparando com episódios inimagináveis, onde tudo pode acontecer, tudo mesmo, de uma dramática partida de RPG a um ataque zumbi ao som de ABBA.
   Infelizmente, o público norte americano parece não achar tanta graça. Audiência nunca foi uma característica marcante de Community, e desde o fim da terceira temporada o risco da emissora que exibe a série, a NBC, cancelá-la é crescente. Os fãs vêm fazendo campanhas para a sua renovação, e o conseguiram duas vezes. Na quarta temporada, porém Dan Harmon se afastou da autoria da série e problemas internos acabaram retirando um dos principais membros do elenco, o que deixou as coisas bem estranhas.

    Ainda assim, as constantes hashtgs e campanhas por renovação permitiram a Community uma quinta temporada. Esta está acabando hoje, e até o elenco está chamando os fãs para tentar uma última renovação para que a série acaba com uma máxima jogada em um dos episódios, onde é dito  que um bom programa de tv deve ter seis temporadas e um filme, Six Seasons and a Movie.

   Infelizmente, a quinta temporada contou com a saída de outro principal integrante do elenco protagonista, o que pode contar negativamente na hora de uma renovação. Ainda assim, boa parte dos fãs parece confiante e promete fazer barulho pedindo pela tão aclamada (inclusive na série), sexta temporada.

   Community se tornou, pra mim, a melhor série de comédia que já existiu. Não por realmente ser isso, mas foi com Community que eu passei a ver as séries de comédia como um produto a ser valorizado, assistido e consumido em sua totalidade. Acabei vendo que as séries de comédia são sim aquelas que nos fazem realmente fanáticos. e como fanático que sou espero que tenhamos mais um ano de diversão, o último, segundo os próprios personagens da série. Mesmo com elenco defasado e um aparente desgaste dos personagens restantes, queremos #SixSeasonsAndaMovie, pois como diz a abertura de Community "I can count the reasons I should stay, but one by one they are just fading away..."