segunda-feira, 22 de junho de 2015

Um Pouco de Música: Childish Gambino

                                            



O que faz um bom rapper? Boas letras, velocidade e habilidade em suas rimas ou boas batidas por onde ele fala o que pensa? Talvez seja sua performance ao vivo. A resposta a essas perguntas é um mistério pra mim, pois eu não sei fazer rap. Sei que exige habilidade, mas não sei fazer, prefiro não me arriscar. Mesmo não sendo um estilo musical do qual sou conhecedor, sempre me deparo com um ou outro rapper que chama a atenção com boas músicas, batidas e rimas.

Esse é bem o caso de Childish Gambino. No caso específico dele, acho que o que o faz incrível é a versatilidade de Donald Glover, a mente por trás desse alter-ego. Glover é ator, comediante, escritor, produtor e músico e tenta mesclar todos esses talentos para fazer de sua música algo não só muito bom como também original.



 O disco "Camp", de 2011, primeiro que tive contato, é excelente em todos os sentidos. Além de bom rapper, as batidas de Gambino saem do comum e incluem elementos eletrônicos, de jazz, mixados com efeitos vocais e rimas rápidas. Um trabalho claramente elaborado e que consegue viciar inclusive e principalmente quem, assim como eu, não entende nada de rap.



 Infelizmente, tantos talentos em uma só pessoa podem atropelar-se e em algum momento deve-se escolher com qual deles continuar, Donald Glover parece passar por esse dilema, pois disse em entrevista à MTV americana que os dias de Gambino podem estar contados e ele quer se dedicar a outras coisas (já não basta o Troy Donny??).

Ainda assim, vale a pena abrir seus ouvidos para Childish Gambino. Os discos Camp e Because The Internet são bastante surpreendentes e satisfatórios. Outra característica são os clipes do rapper, comumente divertidos e bem produzidos. Seja lá qual for a resposta, e mesmo não sendo um especialista em rap, ouso dizer que Childish Gambino tem tudo o que é preciso pra ser um bom rapper.