domingo, 27 de julho de 2014

Sem um Pingo de Vergonha na Cara!


  Existem aqueles boatos, aquelas teorias de que, se uma bomba nuclear assolasse a Terra, matando toda a forma de vida existente no planeta, as baratas seriam os únicos seres que conhecemos que sobreviveriam a tal catástrofe.Baratas sobrevivem a inseticidas, chineladas mal dadas e, ironicamente, apesar de todo o asco que nós temos delas, sobreviveriam ao apocalipse que nós um dia seremos responsáveis. Caro leitor, ainda que eu espere não viver para morrer em uma explosão nuclear causada por algum estúpido presidente imperialista, eu apostaria qualquer coisa, em um último ato vivo neste planeta,  que além das baratas, os Gallaghers sobreviveriam à explosão nuclear. Posso apostar tudo que eles sobreviveriam.

   Afinal, os Gallaghers são sobreviventes. Podem ser trapaceiros, desonestos, malucos e um pouco sem noção, todos eles, mas não há de se negar que são sobreviventes. Pra quem não os conhece, os Gallaghers são uma família residente na zona sul de Chicago, nos EUA, e a rotina dessa família é o que mostra a série de tv da Showtime, Shameless.

  Shameless é, na verdade, uma série britânica, à qual ainda quero ter oportunidade futura de assistir. A versão americana tem atualmente quatro temporadas. O maior destaque da série está na sua falta de pudores e vergonhas. O nome "Shameless" poderia sugerir referência apenas as cenas de sexo e nus frontais que permeiam quase todos os episódios. Porém, é só começar a acompanhar a história que vemos que a imoralidade, a fata de vergonha está muito além do sexo. O que se destaca é a maneira que esses personagens levam a vida.

  Frank Gallagher é um alcoólatra, pai de seis filhos, que vive seus dias a curar ressacas com mais álcool, deixando a criação dos filhos menores nas costas de sua primogênita, Fiona Gallagher. A moça faz o que pode, mas de vez em quando extrapola algumas regras pra conseguir pagar as contas e cuidar dos irmãos menores, cada um deles com seus próprios anseios e problemas. A vida louca dos Gallaghers parece atrair mais pessoas adeptas desse estilo de vida "louco", vide os personagens secundários que ajudam a enriquecer os episódios com enredos e atitudes fora de qualquer padrão de previsibilidade.

 Ainda que o humor peculiar e o sexo sejam os atrativos mais visíveis a princípio, Shameless guarda como maior êxito o drama envolvendo os Gallaghers. Com o decorrer da história, percebe-se que há uma razão para a estrutura tão diferente daquela família, e momentos dramáticos passam a ficar cada vez mais frequentes, mostrando que por trás de tantas trapaças existe uma família que é tão vulnerável a dor quanto qualquer outra, considerada normal.

  Juntamente com quase todos os outros personagens da série, os Gallaghers são grandes baratas. Em Shameless o apocalipse nuclear já começou, e sobrevive quem é mais esperto. A série as vezes choca, mas ao mesmo tempo passa a sensação de que, se fôssemos nós naquela situação, será que agiríamos diferente? A "falta de vergonha" ou qualquer que seja a tradução correta do nome dessa história é mais do que algo que falta aos personagens, é algo do qual abriríamos mão se fosse necessário para sobrevivermos. Afinal, as baratas se arriscam em nossas casas e esse é o lema de vida em Shameless, se arriscar, se expor ao inseticida e as chineladas da vida, pois se isso não te matar, a bomba nuclear também não mata.