terça-feira, 6 de maio de 2014

Sia: Na Contramão do Caminho Certo.

     Lá em 2011, quando fiz minha primeira postagem nesse blog, minha mente, meus gostos e até meu texto eram muito diferentes de agora. É impressionante como muita coisa mudou. Ainda naquela época, fiz um post entusiasmadíssimo sobre Sia Furler, cantora ainda desconhecida do público, mas que eu acompanhava a algum tempo e estava cada vez mais apaixonado. Eu presumo que, daquele ano pra cá, a vida de Sia tenha mudado bem mais que a minha. De uma australiana pouco conhecida mundo afora, Sia passou a ser uma das mais interessantes e procuradas compositoras do mundo, e saiu de vez do posto de desconhecida, mesmo que não quisesse.
Sia sendo Sia, maravilhosa

   Sia passou a trabalhar com importantes nomes da música pop desde 2011, e a repercussão que suas músicas, mesmo cantadas por outros artistas alcançaram são notáveis. Ela compôs pra Christina Aguilera, Rihanna, Britney Spears, Beyoncé e Shakira e ainda gravou duas músicas com David Guetta que se tornaram  grandes hits, "Titanium" e "She Wolf (Falling to Pieces)". Também colaborou com Flo Rida e Eminem, e teve uma música em parceria com The Weeknd e Diplo na trilha sonora do filme "Jogos Vorazes". A credibilidade que ela passou a ter dentro da música internacional foi imensa.

Sia na capa da Billboard em 2013

    Agora, em 2014, Sia está voltando seus olhos para sua própria carreira. Ela está prestes a lançar um novo álbum quatro anos após "We are Born", se ultimo e excelente álbum de 2010. Só que agora a expectativa em torno desse novo trabalho com certeza aumentou, pois Sia não é mais tão desconhecida e a excelência de seu trabalho ficou bem evidente nas suas últimas incursões e parcerias musicais. Quem já conhece os trabalhos anteriores da cantora também pode sentir-se apreensivo, pois mesmo pregando que não quer ser famosa, ela poderia muito bem colocar sintetizadores e falar de baladas e festas  em seu próximo disco, afinal é dessa fonte de letras pouco criativas que, infelizmente, o pop tem sobrevivido nos últimos anos.

   Lyric Video de "Chandelier"
   
   "Chandelier", a música acima, é o novo single do futuro novo álbum de Sia. Ainda que seu último álbum tenha tido muitas músicas mais dançantes, nenhuma delas tinha aspecto tão diferente das músicas anteriores dela. Essa nova música, porém, soa diferente e mais comercial do que tudo o que Sia fez anteriormente. Ela mesma declarou que escreveu a música pensando em oferecê-la para ser cantada por Rihanna. Ainda bem que não o fez! "Chandelier" tem um aspecto mais comercial sim, mas é fácil perceber que ser comercial e falar de pistas de dança, bebidas e luzes de neon de casas noturnas não é a intenção da cantora.

   As músicas de Sia exigem interpretação, ela não é uma cantora simplista, e essa característica de seu trabalho, mais seu distanciamento do pop comercial estão na letra de "Chandelier". Ela começa cantando que garotas baladeiras não se magoam, que ela está sempre sendo chamada pra festas e que sempre sente o amor das pessoas. Depois ela bebe ( 1 2 3, 1 2 3 drink) e vira copos até perder a conta. No refrão, diz que vai balançar como um candelabro, viver como se não existisse amanhã, voar como um pássaro pela noite, sentir suas lágrimas secarem.

   O que pareceria mais um hino à vida noturna acaba se contradizendo na segunda estrofe, onde ela diz que o sol nasceu e que ela está acabada, que sente necessidade de sair de onde está e que sente muita vergonha. Então ela bebe novamente (1 2 3, 1 2 3 drink), e volta a falar que vai balançar como um candelabro, viver como se não houvesse amanhã etc.

  É claro que as interpretações são livres, mas eu penso no balanço do candelabro (Chandelier, em francês) como a vida noturna em contraponto à vida diurna da canção. Ela começa falando do amor que ela sente quando vai pras baladas, e na segunda estrofe da vergonha que sente por viver dependendo daquilo. Nas duas ocasiões, uma por alegria e outra por vergonha, ela bebe pra se confortar ( 1 2 3, 1 2 3 drink), e em ambas as situações vive  tudo o que ela canta no refrão, porém uma destas situações é uma alegria e a outra uma completa tristeza.

  É genial! Sia fez uma música pop bem próxima aos moldes das canções sobre baladas que a todo momento aparecem, porém ela critica o quão efêmera é a dependência das baladas e até um pouco da música pop, que sempre tocou em boates mas que hoje em dia só fala sobre boates. "Chandelier" nunca deveria ter sido dada a Rihanna, pois apesar da sonoridade, é a música que mais mostrará ao mundo a identidade e a diferença de Sia pra tudo o que faz sucesso nas rádios atuais.

   Se vai fazer sucesso é impossível dizer, mas não importa. O que realmente quero passar com esse post é que Sia é uma das artistas mais geniais que existem atualmente. Sua nova fase, iniciada com "Chandelier" pode causar estranhamento, mas já é possível ver que, mesmo tendo trabalhado com tantos artistas renomados e ficado em constante evidência no cenário musical, ela ainda é aquela Sia que consegue divertir, emocionar e viciar quem a escuta com sua música pop, que caminha na contramão do pop atual, ainda bem!