sábado, 24 de novembro de 2012

"Donde Están los ladrones?" Clássico Subestimado²



   Que Shakira é uma das mais talentosas, belas  e bem-sucedidas cantoras da atualidade não é novidade pra ninguém. Com uma discografia invejável, a colombiana vêm, nos últimos 16 anos, angariando  sucesso, prêmios, reconhecimento e respeito por seu notável talento musical, além de suas ações filantrópicas, como a fundação "Pies Descalços", que ajuda crianças carentes na Colômbia.

 No início dos anos 2000, com a popularidade crescendo no mercado americano e consequentemente mundial, Shakira foi incrementando sua música com elementos da música pop e eletrônica gradativamente. Não que ela não o fizesse antes, mas a batida dançante do hit "Estoy Aqui", que marcou o aparecimento da cantora no cenário latino, não se compara com os sintetizadores e batidas de seu mais recente mega sucesso "Rabiosa". A diferença é notável, e chega a gerar algumas reclamações entre fãs mais saudosos.

  O grande dilema é que algumas características fundamentais da música de Shakira acabaram por serem reduzidas com as modificações que ela fez. Um ponto positivo: ela nunca, NUNCA, retirou de seus discos às referências latinas que a consagraram no mercado internacional. O que ocorre porém, é que o flerte com o rock, as baladas à base de percussão e violões e as letras politizadas, elementos que a tornam uma cantora ainda mais especial, foram deixados um pouco de lado, especialmente em seus dois últimos álbuns de estúdio, "She Wolf" (2009) e "Sale el Sol" (2010).



   Fica faltando o destaque, o diferencial. Exigências de mercado a parte, e partindo do fato de que Shakira não precisa mais provar pra ninguém o seu enorme talento, pode ser que o que ela queira agora é divertir o público que um dia se emocionou com suas letras românticas ou que parou pra pensar quando ela quis opinar sobre o mundo em que vivemos. Loba, Loca ou Rabiosa, com os cabelos aloirados e um corpo escultural, ela fez de sua imagem sexy um chamativo muito forte, embora nunca tenha deixado a garota dos pés descalços ir embora. Só que o tempo passa, e muita gente pode acabar esquecendo daquela garota que, em 1998, surpreendeu o mundo com um álbum histórico.

  "Donde Están los ladrones?" é, até hoje, o disco de um artista latino, totalmente em espanhol, mais vendido nos Estados Unidos. É o segundo álbum de estúdio de Shakira e veio com a missão de suceder o bem sucedido álbum de estréia da cantora, "Pies Descalços". Fez muito mais do que isso! Colocou a cantora no nível de relevância dos artistas latinos mais importantes da música, como Mercedes Sosa.

   O disco abrange estilos dos mais variados, e começou a mostrar ao mundo o lado politizado, filosófico e ainda o lado mais sexy da cantora. A faixa título foi criada depois que ela teve uma mala, contendo todas as músicas novas, roubada no aeroporto. Após refazer todas as letras, ela ainda brindou os assaltantes com uma faixa excelente, um rock rural ironizando o tal roubo.
                                   

   O disco porém, começa com um pop latino dos mais animados. "Ciega Surdomuda", a primeira faixa, fala daquele amor obsessivo, um tanto quanto fictício, e tem um clipe divertidíssimo, que cheira a anos 90. É seguida pela faixa "Si te vás", mais voltada para o rock e uma das mais adoradas pelos fãs. A terceira faixa é a belíssima balada "Moscas en la casa", pessoalmente uma das minhas músicas preferidas de toda a carreira de Shakira. O começo de sucessos se encerra com a animada  "No Creo" e a romântica e incrível "Inevitable", que foi um grande sucesso na época.

                                                           

  A sexta faixa deu o que falar. "Octavo día" é uma espécie de conto aonde Deus, cansado e decepcionado com o que se tornou a humanidade, abandona seu "emprego" e vai viajar pra esfriar a cabeça."Não sou a classe de idiota que se deixa convencer / porém digo a verdade / e até um cego pode ver..." O trecho final do refrão gerou discussão entre conservadores e pensadores. Estaria Shakira criticando a religião, ou ela fala sobre a falta de amor e a manipulação politica e social na qual a sociedade vive? Cada um interpreta da forma que lhe convém. No mais a música tem um instrumental soberbo e é de longe a melhor faixa do disco.

 Seguindo com as românticas "Que Vuelva" e "Tú", o disco entra em sua fase final com a já citada faixa título. Ela é sucedida por uma balada mais experimental, "Sombra de ti". Para encerrar, uma faixa que entrou pra história da música pop, "Ojos Así". Com samples de música árabe (que acabou se tornando uma tendência no início dos anos 2000) a música fez um sucesso estrondoso, até hoje é lembrada e colocou Shakira na estratosfera do sucesso. Um encerramento criativo, animado e explosivo.
                                                         

  Confesso que esse disco têm significado especial pra mim. Ele me traz recordações lindas (eu tinha esse disco em cassete, cassete!!), traz uma Shakira querendo mostrar serviço, e conseguindo muito mais que isso! Não se pode tirar dela o mérito por usar sua inconfundível beleza nos álbuns que seguiram esse, os excelentes "Laundry Service", "Fijacion Oral vol 01" e "Oral Fixation vol 02". No entanto, de uma maneira geral, aquela colombiana sonhadora e talentosa, em começo de carreira, com cabelos negros e rosto mais redondo, ainda existe dentro daquele furacão loiro, cujos quadris não mentem.