quinta-feira, 24 de maio de 2012

2 Coelhos: A cereja do bolo do cinema nacional



      Pense em um filme brasileiro que trata de criminalidade e corrupção. Agora pense nestes dois temas trabalhados de uma forma nunca antes vista no cinema nacional. Quem ja viu 2 coelhos sabe bem do que estou falando. Aqui, qualquer clichê relacionado a filme nacional é quebrado e uma nova concepção nasce: Misturar uma boa história, cenas de ação e a realidade do nosso país.
      Dirigido por Afonso Poyart, que se lança como diretor, 2 Coelhos é mais que um filme, é uma quebra de regras. A criminalidade, a favela, a guerra entre gangues de bandidos se torna pano de fundo do enredo chocante que Poyart apresenta. Soma-se a isso tudo o que é falado sobre corrupção, tema recorrente na imprensa brasileira e aqui,  tratada como fato, como consequência ,como algo que acontece de forma até corriqueira.
       No meio de tudo isso, um protagonista intrigante. Edgar é um jovem viciado em sexo e vídeo games que passou os últimos tempos nos Estados Unidos e volta ao Brasil com um mirabolante plano para fazer justiça social e acabar de uma vez com a bandidagem e a corrupção, matar 2 coelhos com uma cajadada só.
       É claro que em se tratando de um anti-herói, Edgar escolhe os meios mais sujos e estranhos de colocar seu plano em prática. Tal plano envolve mais pessoas, desde o bandidão Maicon, líder de uma gangue que rende bons momentos de ação e comédia ao filme, até um político corrupto e sua dedicada e apagada esposa.
     O tal plano é o mais intrigante de todo o enredo. A partir do momento em que bombas e malas de dinheiro também entram na história, que também envolve Júlia (Alessandra Negrini) uma promotora de justiça com ligações no mundo do crime  e um ex- professor de faculdade (Caco Ciocler) que tem em seu passado algo em comum com o protagonista , fica a dúvida de até onde Edgar será capaz de ir para concluir seu plano.





     Um grande destaque do filme são os efeitos visuais. É raro no Brasil uma película possuir tantas explosões, tantos slow-motions e tantas cenas de ação feitas com a qualidade que 2 Coelhos apresenta. As cenas de ação são vibrantes, a câmera é, de certa forma, nervosa e a não-linearidade da história contada dão um ar ainda mais diferenciado ao filme. Pra chamar a atenção do público jovem, até cenas inspiradas em vídeo-games são usadas.




     Com uma conclusão excepcional e de tirar o fôlego, em 2 Coelhos todos são bandidos, todos são ladrões e todos tem um pé no mundo do crime. Porém todos também desejam um futuro melhor pra si mesmo, pra quem ama e até pra quem um dia foi prejudicado com alguma atitude sua. Ação com fundamento e favela apenas como parte da história, é um filme que representa a nova cara do cinema nacional, cada vez mais diversificado e ousado. É esperar que daqui a algum tempo possamos acabar de vez com ainda persistente preconceito em relação ao cinema nacional. Concordo que , por algum tempo tal preconceito teve seu fundamento, mas 2 Coelhos é a prova final de que é necessário rever nossos conceitos.






                                              
                                               http://www.youtube.com/watch?v=IaGYMOOjMwA